São Sebastião do Passe-Mototaxistas e motofretistas têm até quarta-feira (04) para se inscrever no projeto Condução Decente; veja municípios

Termina nesta quarta-feira (04/06) o prazo que mototaxistas e motofretistas do interior da Bahia têm para se inscrever no projeto Condução Decente (confira abaixo a lista de municípios que ainda estão com inscrições abertas). A iniciativa, que visa a qualificação dos condutores de moto, pretende contemplar 6.500 profissionais até 2027, em 75 municípios do estado.
As cidades com inscrições abertas são Brumado, Cachoeira, Caetité, Camaçari, Camamu, Candeias, Cruz das Almas, Dias D’Ávila, Eunápolis, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Itaparica, Jequié, Juazeiro, Madre de Deus, Maraú, Palmas de Monte Alto, Porto Seguro, Remanso, Riachão do Jacuípe, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santana, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Seabra e Vera Cruz.
As inscrições não garantem a efetivação da matrícula, sendo necessário aos interessados atender aos pré-requisitos definidos no projeto. Os critérios de participação são os seguintes: exercer atividades remuneradas na condução de motocicletas; CNH na categoria A por pelo menos 2 anos; idade a partir de 21 anos; motociclistas que não possuem curso especializado obrigatório, exigido pela Lei; motociclistas que possuem curso especializado, mas com validade expirada; renda familiar de até 2 salários mínimos; não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir; cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito; nem estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
Os mototaxistas e motofretistas que tiverem a matrícula efetivada poderão participar dos cursos de Especialização, de 30h (25h de aulas online e 5h de aulas práticas) e de Atualização, de 10h (7h de aulas online e 3h de aulas práticas).
*Benefícios* - Os alunos que obtiverem 100% de aproveitamento nos cursos receberão um kit de proteção individual específico para mototaxista (2 capacetes, antena de proteção e colete) e motofretista (1 capacete, antena de proteção, colete e bag térmica). Além disso, quem fizer a qualificação terá oportunidade de acessar financiamento de até 90% de motocicleta 0km de fabricação nacional com juros abaixo do mercado.
O projeto Condução Decente é uma ação do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), Serviço Social do Transporte (SEST), Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), Desenbahia e Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (FUNDESE).